O VILARES
Havia, no colégio, três
companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara
bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas
autoritariamente.
Parecia ter nascido para
senhor do mundo.
No recreio queria dirigir
as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava,
acabava brigando e desmanchava o brinquedo.
Simplesmente
insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse
o mundo.
Vivia censurando os
companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro,
mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A
meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos
se revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no
colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato
repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu
também.
Eu estava no gabinete e
ouvi tudo.
- É necessário mudar
esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de
terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é
antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada
lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária,
está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar.
Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo
é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com
o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios
irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de
modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá
que sofrer na vida. (VIRIATO
CORREA.)
Após a leitura do texto
responda às questões:
1. Assinale a
alternativa que combina com o texto.
a. ( ) O
texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. ( ) É
formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir
um comportamento reprovável. c. ( ) É um texto cômico,
engraçado.
2. Quais são as
personagens do texto?_______________________________________
__________________________________________________________________________
3. Assinale a
alternativa correta:
a. ( ) O
narrador não é personagem do texto.
b. ( ) O
narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que
participam da história. c. ( ) Não existe narrador
nesta história.
4. Quem é o protagonista,
isto é, o personagem principal da história?___________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O autor descreve o
Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em
que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares._______________________.
___________________________________________________________________________
6.Circule, de acordo com o texto, entre as
características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem
Vilares.
Humilde – briguento – metido – tolerante –
sabichão – insuportável – cordial – bondoso – autoritário – implicante –
simpático – antipático – desagradável – egoísta – quieto
|
7. No texto, o diretor
usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. ( ) “… é
uma espécie de galo de terreiro.”
b. ( )
“Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa”.
c. ( ) “Quer
sempre impor a sua vontade.”
d. ( ) “…
quer mandar em toda a gente.”
e. ( ) “…
ninguém gosta de ser mandado.
”
8. Que outro título você
daria ao texto?________________________________________
_________________________________________________________________________
9. Assinale as
alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. ( ) A
convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. ( ) A
meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. ( ) Os
diretores são autoritários em suas repreensões.
d. ( ) As
pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as
imposições das pessoas autoritárias e mandonas.
10. Faça uma produção de
texto que tenha o mesmo assunto do texto que você acabou de ler.
GABARITO
Questão 1. Alternativa b
Questã0 2. Um menino de
nome Vilares e dois companheiros seus; o velho Lobato, que era o diretor da
escola; o vigilante; os alunos do curso primário; o narrador da história.
Questão 3. Alternativa b.
Questão 4. O menino
Vilares.
Questão 5. “Menino forte,
cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas
autoritariamente.”
Questão 6.
Briguento, metido, sabichão, insuportável, autoritário, implicante, antipático,
desagradável, egoísta.
Questão 7. Alternativas a,
c, d
Questão 8. Resposta
individual, porém deverá ter conexão com o assunto do texto.
Questão 9. Alternativas a,
d.
Questão 10. O tema da
história em questão é autoritarismo. A redação deve explorar esse assunto que
pode ser feita através de um relato vivido ou conhecido pelo aluno, ou ainda
expressar a sua opinião a respeito. O aluno deverá mostrar sua redação para
alguém que possa ajudá-lo a melhorar suas ideias e corrigir erros gramaticais
cometidos.
Me ajudou bastante
ResponderExcluirEu gostaria de saber qual é o gênero do texto? Justifiquem.
ResponderExcluirMe dê sua opinião sobre o texto? O que vc considera importante?
Gênero textual crônica. Viriato Côrrea, foi um grande cronista. Um texto bom para iniciantes, de fácil entendimento.
Excluirvhh,jgjhgjhvnbvnv,hjvkjvkj
ResponderExcluiro que e isso vey nao estou entendond nd
Excluirl
b.jbnmbnm nbvb,nvgcghcnb vgfhjfgv ffghgfvcccvvvhhcfjcasdfghjklçwwertyuiop´234567890-
ResponderExcluir]~çlkjhgfdz\ftyui
Bom
ResponderExcluirerio eu quase nao entendi o 9 desculpa para aspessoas que ja sabiam as respostas
ResponderExcluirdesculpa pelo meu ´portuges tbm´
ResponderExcluirEu queria saber os sinônimos das palavras: Censurar,Taludo,Sova
ResponderExcluir